segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Bahia




Ao desembarcar no aeroporto de Salvador é muito bom ser recebido pelas baianas, em trajes típicos, distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim com um delicioso "Sorria, você está na Bahia".
Nada mais adequado, afinal, segundo Ary Barroso, a Bahia é "a terra da felicidade".




A Bahia é uma simpatizante do público LGBT.
Não são apenas as belezas naturais que encantam o turista mas também um povo festivo e de bem com a vida.
Diversidade é uma palavra que se encaixa bem ao "modo de ser da Bahia". Nela podemos encontrar um pouco de tudo: índio, negro, branco, mulato, cafuso, mameluco, evangélico, católico, umbandista, reggae, rock, axé, pop, barroco, neoclássico, modernismo, sol, mar, sertão, cidade alta, cidade baixa, tudo convivendo em harmonia, em alegria.

O território bahiano ocupa 6,64% do Brasil.
Seu clima é tropical. Próximo ao litoral a temperatura é mais amena e maior a umidade. No semi-árido a temperatura sobe. Predomina a caatinga (vegetação típica) no sertão e o cerrado no oeste.




Foi na Bahia que "começou o Brasil". A frota de Pedro Álvares Cabral aportou em Porto Seguro no dia 22 de abril de 1500, com três caravelas.




As ruas de paralelepídos, monumentos aos portugueses, construções seculares, ruínas de armas pesadas de artilharia, tudo documenta e mantém vivo esse importante período do país, o Brasil Colônia.




A Bahia é a terra dos orixás, patuás e babalorixás; do culto a Todos os Santos; de todos os ritos e mitos. No seu rico folclore estão o Bumba-meu-boi, Capoeira, Afoxé, Puxadas de Mastro entre tantos outros.




Passeios importantes para quem vai à Bahia:




 - Pelourinho, centro de riqueza arquitetônica no centro histórico de Salvador. Ponto alto da cidade, próximo ao porto, junto a uma "muralha" natural. Tombado pela Unesco o Pelourinho oferece atrações artísticas, musicais, bares, restaurantes, comércio variado, museus, teatros, igrejas e mais. Pode-se dizer que Salvador nasceu no Pelourinho.



- Elevador Lacerda, 72 metros em 30 segundos, cidade Alta e cidade Baixa.



- Farol da Barra, importante ponto turístico de Salvador com uma bela vista para o mar.




- Mercado Modelo, instalado no prédio da antiga Alfândega. Centro comercial que oferece de tudo, desde artesanato até alimentos.
- Manguezal da Contracosta de Itaparica, no encontro das águas doces de rios como o Mucujó, Santana, do Judeu, das Pedras e da Dona, com as águas salgadas do mar. Caranguejos, guaxinins, tatus, tamanduás, raposas, macacos, pato selvagem, garça, corujas e, até mesmo, lobo-guará pode ser encontrado nesse fantástico pedaço de natureza. Areia branca e águas claras nos períodos de maré baixa. Ideal para prática de trekking, passeios de lancha, barcos e trilhas ecológicas.



- Abrolhos. A ilha abriga cerca de 26 espécies de aves marinhas, a maioria migratória. A visitação ao ecossistema é acompanhada por um fiscal do IBAMA, entre a costa da cidade de Prado e o litoral de Nova Viçosa. Só é permitido o desembarque na ilha de Siriba, por apenas 15 minutos.

CARNAVAL:
Em Salvador é pura adrenalina. Trios elétricos espalhados pela cidade "incendeiam" os foliões. Abadás são as "roupas" dos seguidores que dançam dentro dos cordões de isolamento que ficam ao redor dos trios elétricos. Pipoca é a área ao redor desse cordão. Além dos trios há diversos blocos de rua.

DESTAQUE:



- Não deixe de experimentar o Acarajé (comida típica). Feito de bolinho de feijão fradinho (acará) frito no azeite de dendê. Vatapá, caruru, camarão seco e vinagrete para acompanhar. Servido por baianas tipicamente vestidas e instaladas em seus "tabuleiros" por toda a cidade.
- Outro prato muito apreciado é a Tapioca, que pode ser saboreada salgada ou doce, com diversos acompanhamentos.

PARADA GAY:
- É famosa a Parada Gay da Bahia, em Salvador. O evento acontece em outubro.

Cuidados básicos em toda cidade grande:
- Não use carteira de dinheiro no bolso traseiro, chama mais atenção e estimula o furto.
- Não use joias, relógios ou roupas caras, isso chama a atenção dos ladrões.
- Não ande com todos os cheques, destaque apenas algumas folhas do talonário.
- Ao beber prefira bebidas diretamente na garrafa. Copos são alvos fáceis para golpes onde são usadas drogas soníferas. O bandido acrescenta a droga no copo da vítima.

Veja mais em http://www.bahia.com.br

Nenhum comentário: